quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Textos sobre Cultura


      Dia 23 de setembro tem Noite Cultural em nossa escola e os alunos da 4ª série A têm feito várias leituras a fim de entender melhor o conceito de cultura. Os alunos fizeram produções de texto a respeito do tema, depois de atividades realizadas com a professora Gisele, em sala de aula, e da conversa com os pais. Seguem algumas das criações:

Cultura
Luiz Pedro da Rosa – 4ª A

Quando falamos em cultura, estamos falando do que aprendemos com nossos antepassados. Podemos adquirir cultura com nossos familiares, através de conversas com colegas e observando o comportamento e o modo de vida de uma sociedade.
Nos livros podemos nos aprofundar e conhecer várias culturas, saber como vivem e o porquê de seus costumes.
Nós vivemos de acordo com o modo de vida em que viveram nossos avôs, e isso faz de nós pessoas que sabem de onde viemos e onde queremos chegar.
Portanto quando ficarmos adultos e tivermos nossa nova família, teremos sabedoria para ensinar nossos filhos a ter essa vida digna, com raízes e exemplos que possam seguir com segurança.


Para o aluno Carlos Eduardo da Silva “uma poesia não precisa ser grande para ser bonita, é só preciso ter criatividade”, por isso ele quis mostrar o que é cultura através de versos.


A cultura
Carlos Eduardo da Silva – 4ª A

Cultura vem
Da lua.

Cultura é amar
Como o povo desejar.

Cultura bonita,
Te amo como
Minha vida.

Cultura vem
Do nosso povo
Que dá gosto.


O que é cultura brasileira?
Gustavo Paetzold D`Avilla – 4ª A

            Na nossa cultura, que é a brasileira, temos costumes um pouco diferentes. Nós temos danças, músicas e várias lendas como a do saci-pererê, que é a mais conhecida. Nossas músicas são folclóricas, sertanejas, gauchescas e muitas outras.
            Viu como as culturas são diferentes umas das outras? A cultura é importante também para nossa vida, porque sem ela nós não saberíamos explicar muitas coisas interessantes de nossa sociedade.

Um comentário:

  1. Muito bem crianças vocês são o futuro do Brasil, continuem se esforçando que assim teremos certeza que nosso país está em boas mãos.
    abraços profª Cecilia.

    ResponderExcluir

UM POUCO SOBRE NOSSA ESCOLA

No inicio de 1978 o bairro do jardim São Paulo ainda era considerado novo, porém com uma população significativa na faixa etária de frequentar a escola. A professora Maria Dirce Kaiut dava aula na sua casa, a mesma professora que era líder da comunidade, sentia a necessidade de ter uma escola no bairro.

Então em março de 1979 a escola começou a funcionar em duas salas, que no início foi cedida logo após passaram a pagar aluguel, alguns pais de alunos da escola colaboravam com a importância de Cr$35,00(trinta e cinco cruzeiros). E ainda conseguiam recursos angariados de comerciantes e empresários e através de promoções realizadas na escola. Com essas arrecadações era pago o aluguel da casa onde a escola funcionava, no valor de Cr$ 2.000,00(dois mil cruzeiros).

Naquelas duas salas de aula funcionavam turmas multi-seriadas, num total de 245 alunos.

A escola seguia sua trajetória de educandário com o nome: Escola jardim São Paulo, levando assim o mesmo nome do bairro em que estava localizado e que continua até hoje, somente em 1980, passou a receber o nome de Escola Municipal Érico Veríssimo sugerido pela professora Nilcéia. Nesse mesmo ano a escola atravessa momentos de grande dificuldades financeiras. Então o Roberto, consciente da importância de sua participação na vida da comunidade, ofereceu a doação que representava o pagamento de um ano de aluguel das salas que abrigavam a escola.

A Escola Érico Veríssimo teve a Resolução nº 3667/82 DOE 22/02/83, sendo seu ato oficial de funcionamento. E ainda Resolução nº 3786/94 que regularizou o ensino especial sua mantenedora é prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu - Pr.

A primeira diretora foi a Senhora Maria Dirce Kaiut hoje a escola está sob a direção da professora Beatriz Fátima Pasqualli. Que atua juntamente com três supervisoras, com quarenta e dois professoras, quatro secretarias, um vigia, nove auxiliares de serviços gerais, sete cozinheiras, um bibliotecário.

E também contamos com alguns professores em formação que estão fazendo estagio nos auxiliando no desenvolvimento de nossos alunos.

AULA SISTEMA SOLAR SALA DE INFORMATICA AULAS MINISTRADA PELA PROFª CECILIA

Nossos alunos aprenderam muito com o Projeto DENGUE prof: LILIANA;JOSEANE E TÂNIA

Marcadores

Pesquisar este blog

Carregando...
Sejam bem vindo olhe, pesquise,atualize-se mas não esqueça de deixar seu recado.